ÍNDICE
INTRODUÇÃO
PROBLEMA DE PESQUISA
OBJETIVOS DE ESTUDO
Geral:
Específicos:
HIPÓTESE DE ESTUDO
JUSTIFICATIVA E IMPORTÂNCIA PELA ESCOLHA DO TEMA
DELIMITAÇÃO DA PESQUISA
DEFINIÇÃO DE TERMOS E CONCEITO
METODOLOGIAS
Paradigma da investigação
Tipo de pesquisa
População e amostra
Técnica de amostragem
Unidade de Análise
Técnica de colecta de dados
Tratamentos dos dados
CRONOGRAMA DE ACTIVIDADE
INTRODUÇÃO
Os conflitos são presentes em todas
organizações, pois sempre que houver a convivência entre um grupo de pessoas inevitável,
haverá sempre divergência de ideias, objetivos entre os fatores. Os gestores
geralmente veem conflitos como sinónimo de problema, mas é possível que as
divergências não tragam benefícios nas atividades empresarias.
Existem inúmero tipos de conflitos e sua
identificação pode auxiliar na estratégia mais adequada e talvez possamos a
partir destas informações, saber como supera-lo utiliza-los. Diante das
evoluções pós-industriais, tecnologias e da globalização, o mundo
organizacional passou a ter continuas transformações para alcançar com
eficiência seus objetivos ocorre dentre essas mudanças, surge também um novo
conceito de pessoas, no qual um estudo sociólogo fez e faz frente ao
entendimento cultural, comportamental e interpessoal das pessoas envolvidas nas
organizações.
Nesse especto, percebeu-se que os conflitos existentes,
originados da própria natureza humana poderiam ser estudados e compreendidos
através do estudo do comportamento humano, para então se estabelecer modelos de
tratamento.
Cientes disso, os profissionais, por
intermédio da administração envolvem planos estratégicos dentro do contexto da
Gestão de Conflitos, através do entendimento do problema e do panejamento para solução.
Nesse caminho e a partir do tema elaborado,
estabeleceu-se por necessidade do estudo o objetivo que direcionaria todo o seu
desenvolvimento. Esse objetivo, por conseguinte, foi o de esboçar o
entendimento do conflito organizacional, na perspetiva da Gestão de conflito.
PROBLEMA
DE PESQUISA
Para Markoni Lakatos (2010, p.12), o problema é uma dificuldade teórica
ou pratica no conhecimento de alguma coisa de real importância, para qual se
deve encontra solução.
Nesta senda, levantou-se a seguinte pergunta
de investigação: quais as etapas de
resolução dos conflitos entre trabalhadores para o desenvolvimento da empresa ULUMBU,
LDA?
OBJETIVOS
DE ESTUDO
Geral:
Ø Analisar as etapas de resolução dos conflitos
entre trabalhadores para o desenvolvimento da empresa Colégio ULUMBU.
Específicos:
Ø Descrever as principais etapas de resolução
dos conflitos na empresa;
Ø Verificar o tipo de conflitos entre os
trabalhadores predominante na empresa;
Ø Identificar as principais causas, origens,
consequências dos conflitos entre os trabalhadores;
Ø Relacionar os conflitos entre os
trabalhadores face ao desenvolvimento da empresa.
HIPÓTESE DE ESTUDO
A hipótese é uma antecipação sobre o
conhecimento, uma conjuntura duvidosa que a posteriori será verificada via
experiencia e observação, (TAMO, 2012, p.117).
ü H0- Para solucionar os conflitos entre os
trabalhadores, normalmente a empresa, não se regem por um diálogo, repreensão
escrita, conversa amigável entre as partes.
ü H1-As empresas para solucionarem os conflitos
entre os trabalhadores, regem-se por um diálogo, repreensão escrita, conversa
amigável entre as partes entre outras.
JUSTIFICATIVA
E IMPORTÂNCIA PELA ESCOLHA DO TEMA
A razão pelo qual motivou a escolher o tema
em estudo, deveu-se pelo facto de que durante os anos de formação, foram
abordados varios temas nas aulas em diversas disciplinas, sendo que ouve
momentos em que ficava confuso em saber de facto o porque de existir conflitos
nas organizações, e como devemos resolver esses conflitos que por muitas vezes
são originados pelos proprios trabalhadores da organização. Este e outros
aspectos, suscitou-me muita atenção, muita curiosidade em poder investigar mais
sobre a temática.
Fala de resolução de conflitos na sociedade é
importante visto que o homem nasceu para viver e para completar-se com outro
ser de sua espécie, buscando, dessa forma, realizar suas ideias de vida. Porém,
conflitos entre os interesses sejam eles, individuais, coletivos ou difusos, e
a necessidade de proporcionar proteção ás prerrogativas naturais, também são da
essência dos seres humanos e sempre vão ser uma constante na vida em sociedade.
A importância desse estudo para as empresas,
visa dar um suporte e uma visão clara ao gestor, uma vez que o papel do gestor na
mediação e gestão do conflito tem grande relevância, porque cabe a ele a
identificar e conduzir as situações de conflito dentro da organização. Ele
precisa ser um participante habilidoso no processo de mediação do conflito. O
sucesso das equipes de trabalho no mundo corporativo contemporâneo, cada vez
mais está pautado no bom relacionamento dos seus integrantes. Equipes
multidisciplinares e multiculturais fazem parte do dia-a-dia profissional,
tendo em vista esse mundo sem fronteiras em que se vive e trabalha.
É preciso, portanto, estar preparado e saber
lidar com tal realidade para transformar estas situações em oportunidade afim
de potencializar os relacionamentos e maximizar os resultados. Diante desta
realidade se faz oportuno colocar em pauta a importância da gestão estruturada
de conflitos no mundo corporativo.
DELIMITAÇÃO
DA PESQUISA
Este trabalho de pesquisa científica
intitula-se “etapas de resolução dos
conflitos entre trabalhadores para o desenvolvimento de uma empresa”. A
pesquisa será feita na empresa Colégio ULUMBU, que se encontra situada no
município de Kilamba Kiaxi, província de Luanda. A pesquisa tem como horizonte
temporal de 6 meses, ou seja, será desenvolvida durante o 2º semestre de 2018.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Conflito é um
processo que se inicia quando uma parte, seja individuo, o grupo ou a
organização, frustrou ou pretende frustrar um interesse seu. A medida que
ocorre a mudança, as situações alteram e a quantidade e qualidade dos conflitos
tendem a aumentar e a se diversificar (CHIAVENATO, 2013, p. 31)
Trabalhador é
toda pessoa singular, nacional ou estrangeira residente, que voluntariamente se
obriga a colocar a sua actividade profissional, mediante remuneração, ao
serviço dum empregador, no âmbito da organização e sob autoridade e direcção deste
(LEI GERAL DO TRABALHO 2ºED.2017,P.8
Segundo Lisboa (2011, p.14,15), empresa
é uma unidade que embora constituída, tal como outras, com meios humanos,
matérias e monetários – acuta na lógica das leis do mercado ou do plano e é
condicionada por variáveis ambientais que interagem com seu desenvolvimento.
METODOLOGIAS
Paradigma da investigação
Investigação é,
simplesmente, o fundamento de toda e qualquer ciência digna deste nome. Quando
alguém vier lhe falar de alguma “ciência”, portanto, fique logo atento e
procure saber quais foram os últimos avanços conseguidos por essa ciência. Se
não houve avanços é porque não houve pesquisa – e se não houve pesquisa é
porque não é ciência (BAGNO, 2002).
O modelo desta
pesquisa será qualitativo. Que segundo Minayo (2001), a pesquisa qualitativa
trabalha com o universo de significados, motivos, aspiração, crenças, valores e
atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos
processos e dos fenómenos que não podem ser reduzidas à operacionalização de
variáveis.
Tipo de pesquisa
Quanto ao tipo de
pesquisa que se pretende realizar basear-se-á na abordagem descritiva. Farei
recurso a dados bibliográficos e estudo de campo.
A pesquisa
descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos
(variáveis) sem manipulá-los. Procura descobrir, com a maior precisão possível,
a frequência com que um fenómeno ocorre, sua relação e conexão com outros, sua
natureza e suas características. Busca conhecer as diversas situações e
relações que ocorrem na vida social, política, económica e demais aspectos do
comportamento humano, tanto do indivíduo tomado isoladamente como de grupos e
comunidades mais complexas, (CERVO et al, 2007).
Dados
bibliográficos procura explicar um problema a partir de referências teóricas
publicadas em artigos, livros, dissertações e teses. Pode ser realizada
independentemente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental. Em
ambos os casos, busca-se conhecer e analisar as contribuições culturais ou
científicas do passado sobre determinado assunto, tema ou problema (CERVO et al, 2007).
População e amostra
Segundo Marconi e
Lacatos (2010), amostra é uma parcela convenientemente selecionada do universo.
População é um subconjunto do universo.
O universo populacional será composta por
trabalhadores afectos a nossa empresa. Dentro deste universo populacional, a
amostra em estudo será constituída pelo gestor/director geral da empresa ULUMBU
LDA.
Técnica de amostragem
Será utilizada a amostragem não
probabilística intencional, pois o investigador é quem escolhe a amostra
segundo alguns critérios de acordo ao problema e objectivos da investigação.
(ALVARENGA, 2014).
Unidade de Análise
A presente pesquisa
será realizada na empresa " ULUMBU LDA " que se encontra situada no
município de Kilamba Kiaxi, província de Luanda.
Técnica de colecta de dados
Para esta pesquisa farei o uso de Observação
directa e Entrevista. A entrevista é uma técnica muito utilizada que
consiste em uma comunicação interpessoal, uma interacção verbal, entre o
investigador e o sujeito ou sujeitos investigados. Exige também algumas medidas
como: conhecimento da entrevista, conhecimento prévio do entrevistado, local de
hora e organização do roteiro formulário de acompanhamento da mesma.
(ALVARENGA, 2014).
Na pesquisa, farei recurso à entrevista
semi-estruturada, por ser aquela que o entrevistador segue um roteiro
previamente estabelecido as perguntas feitas ao indivíduo são predeterminadas.
Observação directa intensiva é uma técnica de colecta de dados para conseguir
informações e utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da
realidade. (MARCONI e LACATOS, 2010).
Tratamentos dos dados
Após a colecta de
dados por intermédio do roteiro de perguntas estruturadas será utilizado o word
para digitalizar a informação .
CRONOGRAMA DE ACTIVIDADE
ACTIVIDADES/TAREFAS
|
JUN
|
JUL
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
NOV
|
DEZ
|
Escolha do tema de
Pesquisa
|
X
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||||||
Revisão de literatura (Bibliográfica)
|
X
|
X
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|||||
Metodologia da Pesquisa
|
X
|
X
|
|||||
Definição dos capítulos (sumário preliminar)
|
X
|
X
|
|||||
Fundamentação teórica: redação dos capítulos
|
X
|
|
|
|
|||
Colecta de dados
|
X
|
X
|
|
|
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||
Tabulação, análise dos dados
|
|
|
|
||||
Elaboração da síntese e conclusão da análise dos
resultados
|
X
|
|
|
||||
Ajustes metodológicos, conceituais e analíticos
|
X
|
||||||
Redação final, revisão linguística; formatação
conforme normas ABNT
|
X
|
X
|
|||||
Entrega do trabalho final
|
X
|
||||||
Preparação para a defesa
|
X
|
||||||
Defesa do Projecto final (Tentativa)
|
X
|
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICOS
ALVARENGA, Metodologia da investigação
quantitativa e qualitativa, 2ªed, Paraguai 2014.
ARAUJO, L. C. G. Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de
gestão organizacional: arquitetura organizacional, benchmarking, empowerment,
gestão pela qualidade total, reengenharia. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007, v. 1.
BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é e como
se faz. 12 ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2002.
CERVO, Amado L. et al. Metodologia
científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo, dando asas ao
espirito empreendedor. São Paulo: Saraiva 2005.
_______________. Metodologia Recursos Humanos o Capital Humano das
Organizações, 10 ed .2015
CLARA, P. C. Metodologia de Investigação em Ciências e Humanas, 2011
KIAMVU, T. Metodologia de Investigação Cientifica em ciências socias .2
ed. capate 2012
KOTLER, Philip. Administração de Marketing.
São Paulo: Prentice Hall, 2000
LACOMBE, F. J; HEILBORN, G. L. J.
Administração - Princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.
LISBOA, J., et. al.,. Introdução á Gestão de Organização .3º .2011
Executado 2013
MARCONI e LACATOS, Fundamentos de metodologia
científica, 7ªed, ATLAS S.A. 2010.
MARQUES, Fábio. Guia prático da qualidade
total em serviços. São Paulo: APMS, 2000.
MINAYO, M. C. (Org.). Pesquisa social:
teoria, método e actividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: Métodos e
Técnicas. São Paulo: Atlas, 1989, p 251-272.
TEIXEIRA, S. Gestão das Organizações, 3º ed.2013
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